Quote de A Colheita!

Que tal um Quote super especial?

Hoje  vamos falar sobre :

  ❤ A Colheita ❤


  "  Rio de Janeiro, 2007.                                                                                                                                                                                                                                                                                            Ele usava a camisa social aberta com as mangas longas dobradas até o antebraço com a intenção de esconder, ainda que de forma parcial, a visão da camiseta de malha que vestia por baixo. A estampa trazia a ilustração de Bart Simpson escrevendo no Quadro Negro a sugestiva frase “Não sou obrigado a nada”. Às costas, a balança – o símbolo do Curso de Direito.
 A camisa sobreposta era um contraponto bem-vindo à rebeldia. Ainda assim, as suaves listras verticais brancas sobre o fundo azul de gola italiana – com o logo característico do crocodilo bordado na região do peito – também se destacavam na camisa Lacoste, produzindo um contraste inusitado entre o moderno e o tradicional.
Pelos corredores, em andar acelerado, chegando mesmo a correr em alguns trechos, ele se esforçava para chegar ainda em tempo na aula ministrada no anfiteatro da Escola de Direito da Universidade Federal de Acácias, localizada na cidade homônima no estado do Rio de Janeiro.
Não raro, precisava deslocar-se até a sede da Universidade em Acácias, mas a maioria das aulas era ministrada ali mesmo, na Escola de Direito, no Leblon, bairro elegante da zona sul do Rio de Janeiro.
Algumas vezes a distância entre os prédios era a razão de seus frequentes atrasos, já que não tinha ainda condições de ter um carro próprio, ao contrário da maioria de seus colegas. Em outras vezes, porém, os motivos eram outros... Bem mais... interessantes.

 A turma de Direito no 7° período mandara confeccionar a camiseta com a estampa uma forma de protesto dos alunos ao que julgavam ser fruto de uma arbitrariedade.
 E é claro que Vincente, como presidente do diretório central dos estudantes, encabeçara o protesto irônico, sendo responsável não apenas pela ideia quanto pela elaboração do desenho nada convencional para uma camiseta de um curso de graduação em Direito, colocando-se ao lado da reinvindicação antiga dos estudantes. Por que havia a permissão para que alunos dos demais cursos percorressem as dependências da universidade em mangas de camisa[1] menos eles?
Para participar das atividades do curso, porém, existia a solene recomendação – um eufemismo para esconder de forma suave e diplomática a exigência, evitando contestações – para uso de traje completo em pleno calor do Rio de janeiro. Com especial atenção para as aulas de Direito Penal, quando ocorriam simulações de julgamento e os alunos – mesmo de outros cursos – poderiam observar o desenrolar dos casos apresentados na condição de plateia no tribunal."

❤❤❤

(...)
O professor guardou os apontamentos em sua pasta e, em seguida, deixou o anfiteatro acompanhado pelo aluno.
– Feche a porta, por favor, senhor Vincente.
O professor encostou-se à lateral da mesa com as pernas esticadas à frente e cruzou os braços.
– O que o senhor pensa que está fazendo?
O professor não o convidou a sentar-se e ele permaneceu de pé, pressentindo a gravidade do assunto.
– Achei que minha argumentação tivesse se demonstrado satisfatória.
 – Sua apresentação foi precisa. Os artigos foram bem colocados e a condução final do caso foi brilhante. Ainda assim, seu comportamento geral me obriga a fazer ressalvas em sua avaliação final nesta disciplina para a qual possui especial interesse e talento. Quero deixar bem claro que o desabono em sua conduta vai além de perder pontos num seminário.
“Não é essa a postura adequada a um advogado – a começar pelo atraso. Além disso, constrangeu publicamente sua colega de equipe. Ela é sua namorada, correto? Ou era, depois do que presenciamos aqui. Perder uma audiência – real ou simulada – porque estava às voltas com relacionamentos amorosos é totalmente inaceitável. Então, diga-me: é isso que poderei esperar de sua postura profissional, senhor Vincente?”
Ele imaginou inúmeros argumentos, mas nenhum lhe parecia bom o bastante para servir-lhe como defesa.
– Minha vida particular não interessa aqui – concluiu de mau humor.
– E o senhor estaria correto em afirmar isso. Se, e apenas se, não tivesse permitido que sua vida privada interferisse em seu trabalho profissional. 
“Devo lembrar, justamente ao senhor, o que o Código de Ética e Disciplina estabelece como deve ser a conduta de um advogado perante a sociedade?”
Vincente murmurou em voz baixa:
“Deve o advogado tratar o público, os colegas, as autoridades e os funcionários do Juízo com respeito, discrição e independência, exigindo igual tratamento e zelando pelas prerrogativas a que tem direito”.
– Não é necessário. Sei que errei e, na verdade, não tenho nenhum motivo plausível que justifique minha conduta – retrucou elevando a voz. – Lamento, sinceramente.
– Muitas vezes, senhor Vincente, seu cliente também não terá nenhuma defesa aparente, por ser visível sua culpa no caso. Mas, ainda assim, você, enquanto advogado de defesa do réu, não poderá abandoná-lo à própria sorte. Quando um advogado percebe que não haverá possibilidade de seu cliente sair absolvido ao término de um julgamento e, ao reconhecer a culpabilidade do acusado, sugira às partes estabelecerem um acordo satisfatório antes que o processo siga adiante, correndo o risco de seu cliente ser considerado culpado. Além disso, um julgamento provoca ônus e, em muitos casos, emperra a malha pública.
– E o que estabeleço como prerrogativas para meu futuro acordo? – Vincente sorriu irônico.
– Ora, ora. As estratégias e formas adequadas para utilizá-las cabe a você descobrir. Mas, com certeza, isso lhe custará caro. Sempre custa mais caro a punição do que evitar o crime, Vincente. E mais, isso constará em sua ficha discente. Certifique-se de que seja essa a única anotação que desabone sua conduta escolar, se quiser ter a chance de ser contratado pelo Escritório Modelo. Há uma vaga apenas, para advogado de defesa e inegavelmente você tem talento para o Direito Penal. Se ainda tinha algumas dúvidas em que área decidir por sua atuação, sugiro fortemente essa especialização. Você tem o perfil adequado para isso. Portanto, eu o indicarei para esta vaga, mas prometa-me que não irei me arrepender dessa indicação.
– Certamente, Mestre. Muito obrigado.
 Estendeu a mão para o professor que, ao invés de apertar sua mão, quebrou o protocolo, abraçando-o com entusiasmo.
 – Terá um grande futuro pela frente, Vincente. Qualquer um pode prever isso. No que depender de mim, farei o que estiver ao meu alcance para que essa previsão se concretize. Não estrague tudo, está bem? Agora vá – e fez um gesto com a mão espalmada, incitando-o a sair.
 – Vá consertar a bobagem que fez.

❤❤❤

Sobre o Livro 
  
A Colheita- Todo Homem tem o seu preço

Para conhecer o Caos urbano que se transformou a "Cidade Maravilhosa" basta ler os Jornais .
Porém ..Não explica  como tudo isso teve origem!

"A Colheita" traz para o leitor um enredo de ficção  que poderia ser realidade ....
Com elementos da realidade que bem que poderiam pertencer apenas ao terreno da ficção!

A trama se passa entre duas cidades -a  fictícia cidade de Acácias do estado do RJ e  que abriga a Universidade de Acácias e as Escolas que servem de  cenário para os personagens -, e a Cidade do Rio de Janeiro , sede da Faculdade de Direito de Acácias no Bairro do Leblon e próximo às comunidades do Vidigal e da Rocinha.

"A colheita" segue ainda por  duas linhas temporais  :
Os anos de 2007/2008 e dez anos depois , quando conhecemos o desenrolar dos fatos ,  vislumbramos as mentiras , as traições e a corrupção que desmantela as melhores intenções.

E ainda assim ,  mesmo em meio ao Caos , surge o amor,  a compaixão,  o perdão e a luta por um ideal.

A terra foi plantada ....e agora chegou o Tempo da "Colheita".

A Colheita ..Porque Todo Homem tem o seu preço ! 


[1] “Em mangas de camisa” é uma expressão que está caindo em desuso, embora ainda seja utilizada em algumas regiões do Brasil. Basicamente indica alguém que está utilizando um traje informal. Outro sentido da expressão, enquanto gíria, é “entrar em confusão". Entretanto, aqui Vincente faz um trocadilho com os diferentes significados da expressão; afinal, aos outros estudantes era permitido permanecer ‘em mangas de camisa’- com o sentido de trajes informais - sem que isso os colocasse ‘em mangas de camisa’, sendo entendido como "entrar em confusão’"(N.A)








Comentários


  1. Olá
    Quote interessante, não entendi muito bem do que fala o livro, mas mostra um pouco da realidade da área de direito, realmente andar de terno no calor brasileiro não é fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele Vieira, eu coloquei um pequeno texto explicando sobre o que se trata o livro, espero que ajude a entender o quote. Bjs e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Esse quote me deixou curiosa pra ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nique , como vai ?
      Se quiser conferir o livro ,já está na Amazon.
      Se desejar parceria me fala que estou com inscrições abertas para resenhistas para esse livro !

      Excluir
  3. Gostei dos quotes (apesar de não ter entendido muito bem o contexto deles) mas quando tu falou sobre o livro, eu fiquei curiosa, acho que só li 3 livros que se passavam no Rio, mas nenhum deles com esse contexto. Gostei da ideia, fiquei curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito quando uma trama mistura ficção com elementos da realidade e o caos do Rio de Janeiro é um interessante pano de fundo. Fiquei curiosa para conhecer toda a história.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Achei muito interessante a proposta do livro, principalmente o fato de trazer um enredo com mentiras, traições e corrupção. O trecho que você colocou é capaz de despertar curiosidade e fiquei com aquela vontade de ler mais a respeito, pois é o estilo de livro que costumo gostar. Adorei conhecer!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que premissa interessante e necessária para o momento atual que vivemos.
    Gostei do quote e fiquei curiosa para conhecer o resto da história.
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  7. Adorei o quote! A proposta do livro parece bem interessante. É instigante acompanhar uma história que se passa em duas linhas temporais, pois instintivamente buscamos traçar paralelos e descobrir conexões, e isso dá uma margem maior para o autor nos surpreender! <3

    Beijo!
    Mayara Santos | MUI Content
    https://medium.com/mui-content

    ResponderExcluir
  8. Oi Michelle!!
    A trama parece bem interessante. O quote foi o que mais chamou atenção e acredito que será sucesso!! Parabéns!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Interessante. Gosto de Quotes porque instigam ao leitor a saciar a curiosidade.

    Minha Vida Por Acaso

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Achei super interessante o quote que postou, me chamou bastante atenção foi o foco aos detalhes que escreveu, parabéns vou procurar esse livro pois fiquei curiosa do desenrolar da história, te desejo muito sucesso. Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Achei super interessante, fiquei curiosa já que o quote é bem instigante. Desejo muito sucesso e já quero fazer essa leitura e matar minha curiosidade em relação a essa história.

    ResponderExcluir
  12. Olá, como vai? Adorei o quote, viu? Tão bem escrito, me fez querer continuar a ler. Parabéns pelo ótimo livro (mesmo lendo apenas dois quotes). Enfim... parece interessantíssimo.
    Beijinhos,

    Utopia
    www.utopiavk.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Gostei muito do quote. Achei super interessante e me despertou interesse.

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post, não conhecia o livro então foi uma ótima oportunidade para isso e fiquei interessada na história!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas